terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ateus atacam o filme "O diabo no banco dos réus".





Um dos filmes cristãos mais aclamados da atualidade, Suing the Devil (O Diabo no Banco dos Réus, na versão brasileira) tem sofrido fortes ataques de grupos ateus nos EUA contrários à mensagem evangelística retratada na luta do bem contra o mal.
Os ataques em massa fizeram com que a classificação do filme caísse de sete para quatro na nota dada pelos usuários no site IMDB – Internet Movie Database, um dos maiores e mais conceituados sites sobre cinema.
A avaliação online é feita através da nota dada pelos usuários, que varia de 1 a 10. Segundo os manifestos dos religiosos, muitos dos que atribuíram notas baixas ao filme nem sequer o haviam assistido, já que ele ainda não foi lançado em DVD.
"Foi um ataque direto a todos os crentes. Havia cerca de 400 pessoas que votaram com a nota 1, apesar do filme não ter saído em DVD”, disse um porta-voz da produtora do filme, River Rain, ao Charisma News.
Alguns comentários deixados no site a respeito do filme falavam em “fundamentalistas cristãos lunáticos”, “mentirosos”, “lixo” e outras palavras pesadas para qualificar o filme.
"Nós levamos o IMDB a conhecer esse ataque, mas eles nada fizeram”, disse o porta-voz.
O diretor Timothy Chey e os produtores do filme pedem que os cristãos tenham uma atitude de perdão em relação aos ataques. “Temos que mostrar a eles amor”, disse Tim Chey, e completou dizendo: “estou feliz por divulgar a palavra de Deus a tantas pessoas”.
Suing the Devil estreou nos cinemas americanos em agosto, conquistando o segundo lugar em bilheteria na categoria de filmes independentes e o primeiro lugar na arrecadação em filmes cristãos.
O filme conta a história do conflito espiritual entre o homem e Satanás, representada por uma batalha jurídica permeada por muito suspense e momentos emocionantes.
Um vendedor desanimado, estudante de direito, resolve processar o diabo por tudo que ele causou de ruim em sua vida. O valor do processo é a cifra astronômica de US$ 8 trilhões.
O desfecho mostra o próprio Satanás, que aparece no julgamento para se defender assessorado pelos dez melhores advogados do país, televisionado para todo o mundo.
O sucesso do enredo foi tanto que segundo o jornal Los Angeles Times, o filme tem sido fortemente baixado de forma ilegal pela internet, por meio de sites de material pirata.
O ator Malcolm McDowell, que estrela o longa-metragem, revelou que o filme já foi baixado 100 mil vezes em mais de 50 sites ilegais.
Além de McDowell, atuam no longa Rebecca St. James, Corbin Bernsen, Campos Shannen (Desafiando Gigantes), Tom Sizemore, Ros Gentle, e Bart Bronson. O grupo de louvor Hillsong também participa, nas cenas rodadas na Austrália.
Outros filmes cristãos que também sofreram ataques incluem Facing the Giants (Desafiando Gigantes) e Courageous (Corajoso). 


Entrevista com Tim Chey

GF: Soubemos que vocês chegaram a receber uma mensagem avisando que este seria o primeiro ataque em massa no site IMDB com relação ao filme. O que você pensa dessa atitude?
Tim Chey: É triste, mas é verdade. Recebemos uma mensagem por e-mail avisando que teria um o primeiro “ataque em massa” no site IMDb (Internet Movie Database) e haveriam outros. Entramos em contato com o IMDB, mas eles nunca responderam. Essa é uma forma de manchar a reputação e desacreditar esses filmes. Mas Deus é grande e tudo vê!
GF: Considerado o melhor longa cristão do ano passado, o filme, em três dias, teve sua classificação caída de sete para quatro pontos. Há um modo de isso ser alterado? Como se dá esse processo de perda de pontos?
Tim Chey: O IMDB é o maior e mais influente site sobre cinema da Internet, mas as classificações são alteradas dessa única forma: voto a voto. Se concordam que o filme é bom e votam, sobe nas pesquisas. Como em apenas um dia, mais de 400 pessoas optaram pela menor nota apesar de nem terem visto o filme caímos.  É simples assim!
GF: Lemos alguns dos comentários depreciativos dos ateus: “propaganda religiosa”, “lavagem cerebral cristã”, “idiotice cristã”, e “eliminem os cristãos”, entre outros. Em sua opinião, o que os deixou tão ofendidos?
Tim Chey: Os cristãos são os únicos que sobraram para o ataque. Jesus disse: “Se eles Me odiaram, odiarão vocês”. Deixo a vingança para o Senhor. O mundo é cego. Nossa batalha não é contra carne nem sangue, mas contra os principados. Em apenas uma exibição em uma igreja, tivemos mais de 72 pessoas aceitando Jesus Cristo. Isso é que me alegra. Esse acontecimento já valeu por todos os ataques!
GF: Você pediu aos cristãos uma atitude de perdão. Como seria isso? O silêncio não daria a impressão de que, realmente, a ideia do filme estava errada?
Tim Chey: Jesus disse que devemos amar os nossos inimigos e fazer o bem aos que nos perseguem. É difícil, mas temos de fazê-lo!  Fui um cético até aceitar Jesus, depois dos 30 anos de idade. As ameaças não me intimidam, e não preciso provar nada. A minha parte é falar do amor de Deus.
GF: O filme teve 100 mil downloads ilegais em cerca de 50 sites ilegais, ainda que, com a pirataria, a mensagem tenha uma abrangência maior. Isso não chega a afetar os lucros para uma próxima produção?
Tim Chey: A pirataria é nociva em qualquer lugar. Mas acredito que Deus transforma maldição em bênção. É um dos filmes independentes mais baixados da história, o que, na verdade, é um elogio. A história e o título do filme chamam atenção do público secular. Ao assistir ao filme, eles vão esperar um filme de terror, mas acabam sendo atingidos com a mensagem do Evangelho… Isso é evangelismo!!! O restante Deus cuida.
GF: A polêmica em torno do filme já chegou aqui no Brasil. Como você acha que os brasileiros aceitarão todas essas histórias? Qual é a sua perspectiva para o filme aqui?
Tim Chey: Os brasileiros vão amar este filme. Eu garanto! A polêmica servirá para aguçar mais a curiosidade em assistir ao filme. Desejo que mais almas recebam Jesus Cristo.
GF: Que mensagem você deixa para os brasileiros que irão assistir ao filme?
Tim Chey: Há um demônio real. Há um Deus real. É hora de escolher quem você segue. Não há muito tempo antes do retorno de Cristo. Leve isso a sério.

Trailer


Fotos do Filme




Nenhum comentário:

Postar um comentário